Pole Dance

Pole dance emagrece, fortalece os braços e deixa a barriga chapada

O pole dance é uma dança ou um exercício físico? Os adeptos dos movimentos feitos ao redor da barra vertical de metal dizem que a modalidade deixou de ser um ícone da sensualidade e passou a ser uma ótima estratégia para quem quer deixar o corpo em forma. Afinal, é preciso muita força para conseguir sustentar o corpo todo apenas pelo contato das mãos ou das pernas no poste.

Uma aula inclui giros ao redor da barra, mas também abdominais com apoio no poste. Tudo de acordo com o condicionamento físico do praticante, o que torna o pole dance um exercício físico bom para qualquer pessoa. Mas desde que não tenha restrições médicas, como a labirintite ou hérnias de disco, por exemplo. A seguir listamos as vantagens da modalidade, empolgue-se e vá girar!

Fortalece o corpo todo de uma vez só

A atividade fortalece todos os músculos de uma vez só. Para se manter preso à barra, o praticante deve realizar isometria de praticamente todos os músculos do corpo, ou seja, eles terão que se manter contraídos para que o movimento seja bem executado e compense a gravidade. Não entendeu? Imagine, por exemplo, executar um giro: o corpo é que ditará o trajeto e a velocidade com que ele será feito ao redor da barra, além, claro, da beleza do movimento. O resultado equivale a muita musculação: o corpo todo ficará tonificado após aproximadamente três meses do início da prática.

Braços firmes

Por fortalecer todos os músculos do corpo, o pole dance é considerado uma atividade completa, mas existem dois grupos musculares que ganham destaque no exercício. O primeiro deles é composto pelos músculos do braço, principalmente o tríceps (o famoso músculo do tchau) e o bíceps (localizado próximo ao ombro, é o músculos mais visível do braço). O foco nesses músculos provém da forma como os exercícios são executados: a maioria deles pede o apoio das mãos na barra para que o corpo seja sustentado.

Barriga Chapada

O segundo grupo muscular que ganha destaque é composto pelos músculos abdominais: abdominal reto, oblíquos, infra abdominais e até o transverso do abdômen, que é mais profundo.

Queima calorias e emagrece

Além de todo o fortalecimento dos músculos, o pole dance também gasta uma boa quantidade de calorias. Cada hora de aula gasta entre 400 e 700 calorias, de acordo com a intensidade do exercício. Isso torna o pole dance um exercício que fortalece, usando o peso do próprio corpo, e emagrece ao mesmo tempo.

Dá flexibilidade

O alongamento está presente em praticamente toda aula. Além disso, os movimentos também envolvem flexibilidade de tronco, pois diversos movimentos pedem a inclinação do tronco para frente, para trás e para os lados.

Eleva a autoestima

O exercício não é dos mais fáceis, mas quem persiste sente os benefícios por dentro e por fora.  Além disso, acompanhado de bons hábitos – como a alimentação equilibrada -, o pole dance pode transformar seu corpo”. O pole dance é um exercício que, por si só, é sensual. Para algumas mulheres ele pode trazer à tona uma nova visão sobre o próprio corpo. “Ela se vê numa situação diferente do cotidiano, é um momento de autoconhecimento”.

 

Fonte: minhavida.com.br